Eu nessa questão da dívida estou neutro. Se fosse alemão provavelmente achava que a história não devia estar sempre a ser escrita para procurar uma justiça atemporal que nunca se alcança, se fosse grego e me sentisse insultado achava que era um argumento legítimo.
Agora comprrendo que os gregos usem esse argumento e parece-me particularmente chocante pessoas que se armam nos grandes arautos da não imposição de opiniões aos aoutros virem para aqui com os "deviam fazer isto" "não devem fazer aquilo" qundo se trata opinar sobre os outros.
Caro Zenith,
é com alguma hesitação que respondo ao teu comentário. Defendo que interessa discutir as opiniões e não eventuais intenções malévolas que acreditas possam existir na mente de quem as emite.
Mas como o comentário pejorativo se foca no que imaginas que sou, vou devolver-te o argumento.
Eu considero que o Varoufakis se devia demitir. Creio que tu pensas o mesmo do Passos Coelho. Só que em vez de "se devia demitir" dizes que "
volte à sua vidinha de cidadão não exposto e continue lá com as suas baldas"). Não estás a opinar sobre outro? E as frases não pretendem dizer a mesma coisa? Mas eu estaria a impor impôr alguma coisa e tu não estarias, só porque não usaste a palavra "devia"?
E se eu não concordar contigo, devo arranjar um lote de "grandes arautos" onde te colocar? Ou pedir a Deus proteção pelo "bom apóstolo" em que te estar a tornar? Não, não o faria. Porque é a tua opinião e se não concordasse, e tivesse interesse no assunto, rebateria com argumentos. E ficaria por aí. Os "grandes arautos" e os "bons apóstolos" teriam que ficar para o momento (se alguma vez existisse) em que o tema fosse a tua personalidade, as tuas ideias, os teus ideais e de como pretenderias impôr-los aos outros.
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Na tua opinião a Grécia não "deve" (posso utilizar verbo "merece", se achares menos opinativo) olhar para a frente? Nem tem nada a aprender com os erros do passado? Ou não cometeu erros no passado?
Afinal foi isto que eu disse. Estes pontos não te mereceram qualquer comentário, mas - perdoa o plágio -
"foste lesto" a classificar alguém de "
bom apóstolo" e
rezar por proteção divina das opiniões do mesmo. Onde é que isso te coloca na tua classificação de "grandes arautos"?
Tu não tens opiniões? E cada vez que opinas sobre algo estás a "impor" alguma coisa aos outros? Se eu decidir não aceitar/concordar com a tua opinião, ela continua a ser de quem que sempre foi: TUA.
Com mais um plágio, "
Deus nos livre" "
dos grandes arautos" que conseguem classificar pessoas com base na palavra "deviam", ou mesmo numa frase que, além disso, pretendia ser positiva: "olhar em frente, aprender com os erros". Mas se preferes que os gregos continuem tentar conduzir em frente mas a olhar pelo retrovisor tens todo o direito a essa opinião. A minha opinião é que na próxima curva ou obstáculo a coisa não vai correr bem. A minha opinião é que deviam olhar para a frente e com humildade e solidariedade pedir a quem os possa ajudar que ajudem a retirar os pedregulhos que lhes dificultem a passagem. Não que obriguem os outros a ajudar e ainda lhes atirem pedras. É apenas uma opinião.
Se ficas chocado quando alguém expressa a sua opinião utilizando verbos como "deviam", sobretudo em frases como "Deviam começar a olhar para a frente e aprender com os erros do passado", e utilizar isso como argumento para classificar pessoas, creio que estás a confundir liberdade de expressão com qualquer outra coisa. Liberdade de expressão é uma das bases da democracia. E nas democracias não se insulta pessoas que emitem opiniões. Sobretudo quando as opiniões emitidas não são ofensivas.
Numa discussão, confundir o assunto tratado com considerações sobre a personalidade de quem emite opiniões das quais não gostamos ou concordamos é sinal de querer fugir do tema. Ou de falta de argumentos. Ou de preferência por acusações pessoais. Afinal os Gregos "deviam" (perdão, "mereciam") olhar em frente? E "deviam" (perdão, "mereciam") aprender com os erros? Estes são os temas que "deves" (perdão, "mereces") discutir. Mas só se te interessar. Se não te interessar deves abster-te de fazer comentários eventualmente ofensivos sobre quem nunca te ofendeu.
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E como para além da classificação no lote dos "que se armam grandes arautos da não imposição de opiniões" e dos "bons apóstolos", também queres arrumar já o assunto do lote nos individualistas ou colectivistas. Não sei se te posso ajudar.
Porque o assunto não me estimula. E não é por falta de respeito aqueles que o discutem ou querem esclarecer. Vivemos em sociedades diversas, com múltiplas comunidades e culturas e procurar uma classificação deste género que seja válida em todas as circunstâncias é uma tarefa para pessoas com mais capacidade intelectual do que a minha. Existem argumentos válidos para os benefícios e desvantagens de cada um deles. Um e outro tiverem/têm/terão o seu espaço e tempo em diversos locais no mundo. Com sucessos e com falhanços.
Uma comunidade é constituída por indivíduos. Assim, à partida a negação do individualismo seria a negação da forma de constituição da comunidade colectiva. Da mesma forma que a negação da comunidade colectiva seria negar os elementos constituintes dessas comunidades colectivas. Como disse, assunto demasiado filosófico para os meus conhecimentos ou interesse. Mas os meus parabéns a quem tenta esclarecer sobre o assunto.
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Ao contrário do individualismo e colectivismo filosófico, opinar sobre os Gregos estimula-me e interessa-me.
Mesmo se alguém que acredita "no exemplo e não em palavras de ordem ou discursos moralistas", não hesita em atirar o que acredita para trás das costas e decide dar "o exemplo" com "moralismos e palavras de ordem" sobre eventuais intenções malévolas escondidas nos verbos que utilizo nas minhas opiniões. São só opiniões. Não existem segundas intenções. Nem tentativa de impôr nada a ninguém.
Agora que me ajudaste a descobrir no meu subconsciente o "grande arauto da não imposição de opiniões" que eu desconhecia, reconheço que de vez em quando ele lá tenta "impor a sua opinião". Ao meu filho... Mas até nesse caso, com sucesso limitado.