Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: nova taxa sobre transações financeiras  (Lida 26019 vezes)

jeab

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 9270
    • Ver Perfil
Re:nova taxa sobre transações financeiras
« Responder #80 em: 2013-09-10 17:29:11 »
Os políticos vão-se borrifar no que dizem os juristas ... os biliões que vão arrecadar é demasiado apetecível para deixar cair este "imposto" , penso eu de que ...


Juristas da UE: “Taxa Tobin” não é compatível com Tratado europeu

Os planos para aplicar uma taxa sobre transacções financeiras em 11 dos estados-membros da UE "não são compatíveis" com o Tratado Europeu e "provavelmente distorceriam a concorrência", dizem juristas dos estados-membros.

Num documento preparado por juristas dos vários estados-membros, citado pela Reuters, os especialistas defendem que os planos para uma taxa sobre transacções financeiras “excedem a jurisdição dos estados-membros para taxação sob as normas da lei internacional alfandegária”.

 O plano “não é compatível” com o Tratado Europeu “já que infringe as competências alfandegárias dos estados-membros que não participam”, escrevem os juristas.

 Por essa razão, um imposto sobre transacções financeiras apenas em alguns países seria “discriminatório e provavelmente levaria a uma distorção da concorrência”, conclui o documento.

 Na ausência de uma participação unânime entre os 27 países da União Europeia, 11 países, incluindo Portugal, decidiram avançar com uma “cooperação alargada” que visa aplicar o imposto nos 11 países.

 Pela concepção do imposto, no entanto, a taxa terá efeito em todos os países mundiais, já que se, por exemplo, um japonês comprar a um norte-americano uma acção da alemã Volkswagen, tem de pagar o imposto.

O processo legislativo de aplicação dos planos tem sido algo conturbado e a maioria dos especialistas acredita que o imposto não entrará em vigor em 2014, como previsto. Recentemente, equipas de trabalho dos estados-membros mostraram algumas dúvidas acerca do imposto, dúvidas que Michel Barnier (na foto), comissário europeu para o mercado interno e serviços financeiros, tem tentado esclarecer.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/juristas_da_ue_taxa_tobin_nao_e_compativel_com_tratado_europeu.html
« Última modificação: 2013-09-10 17:30:12 por jeab »
O Socialismo acaba quando se acaba o dinheiro - Winston Churchill

Toda a vida política portuguesa pós 25 de Abril/74 está monopolizada pelos partidos políticos, liderados por carreiristas ambiciosos, medíocres e de integridade duvidosa.
Daí provém a mediocridade nacional!
O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!

Golfinho

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Re: nova taxa sobre transações financeiras
« Responder #81 em: 2015-12-27 16:15:26 »
Mais alguns desenvolvimentos relativos á taxa sobre transações financeiras.

http://www.fundspeople.pt/noticias/mais-um-passo-para-o-imposto-sobre-transacoes-financeiras-114579

Golfinho

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: nova taxa sobre transações financeiras
« Responder #82 em: 2015-12-28 00:07:09 »
Ingleses e Americanos devem estar desejosos que estes 10 países avancem com isto. Ver a França na lista não me surpreende porque são especialistas em dar tiros nos pés. Admiro-me é como é que a Alemanha se deixou aldrabar numa coisa destas. Os outros oito que compõem o ramalhete não contam para o totobola. São os patetas do costume, incluindo nós.