Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Vamos tentar pagar menos pela luz  (Lida 161558 vezes)

hermes

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2839
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #200 em: 2013-12-02 13:08:27 »
Não sei se o jarro é mais económico, mas para mim é o mais rápido e prático.

É bastante plausível que sim.

Repara que no jarro a resistência está em contacto com o líquido e a maior parte da energia é dissipada lá sob a forma de calor. Já para um bico de fogão ou placa está-se a aquecer tb uma série de outros materiais, como bicos ou placas ou  grades, o ar na vizinhança e o recipiente que contém a água. Mais ainda, no segundo caso o recipiente dissipa calor mais depressa por ser uma substância normalmente metálica, já o jarro é de plástico e por isso não dissipa calor tão depressa.
"Everyone knows where we have been. Let's see where we are going." – Another

jeab

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 9270
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #201 em: 2013-12-02 16:09:34 »
Vendem-se para aí milhentos aparelhos que dizem que reduzem o consumo e até estabilizam a corrente ... mas não passam de charlatice ?

Eco Saver G-NER-G: não poupa e arrisca uma descarga de 100 volts

Anunciado como economizador e protetor dos eletrodomésticos face a variações de corrente, na verdade, o Eco Saver G-NER-G não poupa, consome energia e arrisca uma descarga de 100 volts.

Custa desde € 9,90 na Internet e oferece outro aparelho na compra. Como a embalagem não indica o fabricante, informámos quem comercializa o equipamento dos resultados e denunciámos as falhas de segurança elétrica à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

O Eco Saver G-NER-G é uma espécie de caixa que se liga à tomada. Anunciado como um otimizador energético que permite poupar até 35% da fatura de eletricidade, o Eco Saver G-NER-G alega proteger os eletrodomésticos das flutuações de corrente.

No início de 2012, realizámos testes em laboratório para verificar o consumo de um aspirador e de um micro-ondas, com e sem o apoio do Eco Saver G-NER-G. Verificámos que a potência consumida é superior e a fatura não diminui. A história passa-se ao contrário: ligado à corrente, o G-NER-G revela um consumo significativo, idêntico ao de uma ventoinha.

Testámos a eficácia a estabilizar a corrente e a armazenar energia, simulando flutuações na rede elétrica. Perante um pico de tensão, o aparelho deveria armazenar a energia e fornecê-la aos eletrodomésticos em caso de queda de tensão. Mas esta compensação não ocorre. Como o aparelho está ligado a um circuito de tomadas, perante uma queda de tensão, a energia guardada teria de servir para todos os equipamentos no mesmo circuito. E de facto esta compensação não acontece.

Abrimos o dispositivo para analisar e não vislumbrámos nenhuma tecnologia revolucionária: é composto por um condensador, duas luzes e um circuito elétrico básico.

Identificámos falhas graves de segurança elétrica. Todos os condensadores possuem uma carga que resulta da energia que acumulam (carga parasita). E tal como mandam as normas de segurança elétrica, a carga nos terminais do aparelho não pode exceder os 34 volts após 1 segundo. No laboratório, desligámos o aparelho, esperámos 1 segundo e medimos 100 volts nos terminais do economizador. Se o utilizador tocar nos terminais, pode ser vítima de uma descarga elétrica considerável.

http://www.deco.proteste.pt/casa/eletricidade-gas/noticia/eco-saver-g-ner-g-nao-poupa-e-arrisca-uma-descarga-de-100-volts
O Socialismo acaba quando se acaba o dinheiro - Winston Churchill

Toda a vida política portuguesa pós 25 de Abril/74 está monopolizada pelos partidos políticos, liderados por carreiristas ambiciosos, medíocres e de integridade duvidosa.
Daí provém a mediocridade nacional!
O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #202 em: 2013-12-04 18:05:55 »
Pagar 5,90 euros/mês por isto parece um péssimo negócio.

Citar
EDP lança serviço que controla quanto se gasta através do telemóvel. Saiba como funciona

A EDP vai lançar o Redy, um novo serviço que permite controlar os consumos de energia através de um smartphone, tablet (Android ou Apple) ou computador. Além disso, permite ligar e desligar equipamentos mesmo estando fora de casa ou saber se ficaram electrodomésticos ligados ou desligados ou se estão avariados.

O serviço, que vai ser lançado em janeiro do próximo ano, está agora em pré-adesão e como qualquer outro serviço não será de borla. A adesão custa 99 euros - porque envolve a instalação de equipamentos semelhantes à box da televisão por cabo - e a mensalidade são 5,90 euros, mas a empresa garante que conseguirá poupar energia com este novo sistema.

É que além das características já referidas, o Redy permite também estabelecer um limite de quanto se quer gastar por mês e ainda avisar se esse orçamento estiver a ser ultrapassado.
Para já, este novo serviço estará disponível em apenas algumas zonas do país, nomeadamente em Lisboa, Porto e Évora e também na Amadora, em Cascais, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Veja em baixo como funciona e quais as características deste serviço e se quiser mais informações vá
 http://www.energia.edp.pt/redy e a https://energia.edp.pt/particulares/servicos/redy.aspx

O que permite fazer o Redy:
1. Saber quanta eletricidade se consome em casa, tanto na totalidade como em cada um dos equipamentos e eletrodomésticos, o que permite saber qual é que gasta mais.

2. Ter acesso a esses consumos e controlar os equipamentos e circuitos elétricos através do smartphone, tablet ou computador. Por exemplo, pode ligar o aquecedor antes de chegar a casa ou mesmo o forno para começar a fazer o jantar. Ou pode desligar uma luz que tenha deixado acessa ou a máquina do café ou ainda ligar e desligar luzes de presença para quando estiver de férias ou fim-de-semana.

3. Definir um limite mensal de quanto se quer gastar por mês e ser avisado se estiver quase a ultrapassá-lo.

4. Saber qual o melhor tarifário e potência contratada com base no consumo real e receber relatórios personalizados com padrões de consumo e recomendações sobre como poupar.

5. Saber se algum dos equipamentos está a ter um consumo fora do normal ou, por exemplo, se o frigorífico se desligou.

Como ter acesso?
1. O serviço está disponível a partir de janeiro do próximo ano - quando os preços da eletricidade sobem 2,8% para todos os consumidores domésticos - mas já se pode fazer uma pré-adesão aqui

2. As instalações começam em fevereiro e requerem que um técnico vá à casa onde se quer instalar porque é preciso ligar uma série de equipamentos, alguns deles semelhantes ao da televisão por cabo. Assim, é preciso instalar a box que processa os dados de consumo; os contadores, que parecem adaptadores de tomadas e se ligam ao equipamento elétrico para ler os consumos e ainda os medidores (ou meters) que lê o consumo dos circuitos elétricos, por exemplo, iluminação ou sistema de rega.
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO300014.html
« Última modificação: 2013-12-04 21:00:08 por Automek »

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #203 em: 2013-12-04 19:58:55 »
é verdade que quem tem o "antigo" contrato simples com a EDP e não mudar...em 2014 ficará a pagar muito mais?
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #204 em: 2013-12-04 21:23:43 »
é verdade que quem tem o "antigo" contrato simples com a EDP e não mudar...em 2014 ficará a pagar muito mais?

Sim, é muito provavel que a EDP, comece a rever para cima, o preço das tarifas antigas.
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #205 em: 2013-12-04 21:30:44 »
Porra...já vou ter que rever isso nuns imóveis...

Andaram-me a deixar mensagens a dizer que o preço ia subir muito se eu não mudasse...mas eles não querem vender mais caro? Achei estranho estarem-me a pedir para mudar.
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #206 em: 2013-12-04 21:36:16 »
Porra...já vou ter que rever isso nuns imóveis...

Andaram-me a deixar mensagens a dizer que o preço ia subir muito se eu não mudasse...mas eles não querem vender mais caro? Achei estranho estarem-me a pedir para mudar.


Da ultima vez que os contactei, informaram-me que poderia mudar para os novos tarifarios, do mercado liberalizado, mantendo exactamente as mesmas condições que tinha.
Como eles me disseram que não iam para já agravar as tarifas do mercado regulado, deixei-me estar.
Se efectivamente vão começar a aumentar as tarifas, deve ser altura para mudar, então....

Citar
Extinção das tarifas reguladas
O Decreto-Lei n.º 74/2012, publicado a 26 de março de 2012, determina a extinção das tarifas reguladas de venda de gás natural aos clientes com consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 m3. Assim, os clientes devem passar a ser abastecidos por empresas do mercado liberalizado, de acordo com o seguinte calendário:

• a partir de 1 de julho de 2012, para os clientes com consumos anuais superiores a 500 m3;
• a partir de 1 de janeiro de 2013, para os clientes com consumos anuais inferiores ou iguais a 500 m3.

Os clientes da EDP Gás Serviço Universal com consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 m3 que não exerçam, naqueles prazos, o seu direito de mudança de comercializador continuarão a ser fornecidos por esta empresa, aplicando-se as tarifas de venda transitórias. Estas tarifas, fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), incluem um fator de agravamento, que visa induzir a adesão gradual ao mercado livre, até às seguintes datas limite:

• para os clientes finais com consumo anual inferior ou igual a 10.000 m3 e superior a 500 m3, até 31 de dezembro de 2014;
• para os clientes finais com consumo anual inferior ou igual a 500 m3, até 31 de dezembro de 2015.

As tarifas de venda transitórias não estão disponíveis para novos clientes, que terão de contratar o fornecimento de gás natural diretamente no mercado livre.

Os clientes economicamente vulneráveis (com condições de acesso à tarifa social) poderão continuar a ser fornecidos pela EDP Gás Serviço Universal, passando a gozar, a partir de 1 de junho de 2012, dos seguintes direitos:

1. O prazo de pagamento das faturas é alargado para 20 dias úteis;
2. Em caso de mora no pagamento, a interrupção do fornecimento de gás natural só poderá efetivar-se após um pré-aviso de 15 dias úteis.


Mudança para o mercado liberalizado
O processo de mudança não é automático, sendo necessário proceder à escolha de um novo comercializador em regime de mercado.
A lista com a identificação e os contactos dos comercializadores ativos no mercado português pode ser consultada na página da Direcção-Geral de Energia e Geologia (www.dgeg.pt).
Mais informações sobre este processo poderão também ser obtidas na página da ERSE (www.erse.pt).
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

Zel

  • Visitante
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #207 em: 2013-12-04 21:36:51 »
eu nao vivo em portugal mas tenho a electricidade e gas do apartamento ligados, vai haver alguma mudanca que me afecte?
« Última modificação: 2013-12-04 21:37:38 por Neo-Liberal »

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #208 em: 2013-12-04 21:40:38 »
eu nao vivo em portugal mas tenho a electricidade e gas do apartamento ligados, vai haver alguma mudanca que me afecte?

Se estiveres ainda com a tarifa antiga, do mercado regulado, é provavel que comeces a ver agravamento no preço.
Nao sei se incide apenas nos consumos (o que nao te afectaria), ou tambem nas taxas fixas (potencia contratada).
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #209 em: 2013-12-04 21:50:48 »
eu nao vivo em portugal mas tenho a electricidade e gas do apartamento ligados, vai haver alguma mudanca que me afecte?
No gás vale a pena veres a GoldEnergy porque não cobram termo fixo (vulgo contador). Passas a pagar apenas o consumo quando cá vens.

Zel

  • Visitante
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #210 em: 2013-12-04 21:51:51 »
eu nao vivo em portugal mas tenho a electricidade e gas do apartamento ligados, vai haver alguma mudanca que me afecte?

Se estiveres ainda com a tarifa antiga, do mercado regulado, é provavel que comeces a ver agravamento no preço.
Nao sei se incide apenas nos consumos (o que nao te afectaria), ou tambem nas taxas fixas (potencia contratada).

porque eh que estao a fazer isso, tera a ver com o defice tarifario? qual eh a alternativa, contratar com outra empresa ?

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #211 em: 2013-12-04 22:08:05 »
eu nao vivo em portugal mas tenho a electricidade e gas do apartamento ligados, vai haver alguma mudanca que me afecte?


Se estiveres ainda com a tarifa antiga, do mercado regulado, é provavel que comeces a ver agravamento no preço.
Nao sei se incide apenas nos consumos (o que nao te afectaria), ou tambem nas taxas fixas (potencia contratada).


porque eh que estao a fazer isso, tera a ver com o defice tarifario? qual eh a alternativa, contratar com outra empresa ?


Podes-te manter na EDP, passando para o mercado liberalizado.

Mais info aqui: http://www.erse.pt/consumidor/Paginas/mudELETRICIDADE.aspx
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #212 em: 2013-12-04 22:15:19 »
Se interpretei correctamente, a ERSE propoe um aumento de 2.8% sobre as tarifas transitorias, ou seja sobre as antigas tarifas EDP (mercado regulado).


comunicado: http://www.erse.pt/pt/imprensa/comunicados/2013/Comunicados/COMUNICADO_PROPOSTAS%20TARIFAS%20EE_2014_vfinal%2015_10_2013.pdf

Amanha, vou perguntar se eles vão tambem aumentar em 2014, o valor para a tarifa liberalizada. Caso nao o façam, vale desde já apena, deixar o mercado regulado.
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #213 em: 2013-12-13 19:46:57 »
Eu acho que ainda não vale a pena mudar...

Citar
Regulador aprovou, em definitivo, a subida de 2,8% que havia proposto em Outubro, e que se traduzirá para a generalidade dos consumidores domésticos num agravamento de 1,21 euros da factura mensal de electricidade.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou esta sexta-feira a aprovação da versão definitiva das tarifas de electricidade para 2014, confirmando o aumento de 2,8% que havia proposto em meados de Outubro. Para os consumidores abrangidos pelas tarifas sociais o aumento ficará limitado a 1%.
 
As tarifas de venda a clientes finais na baixa tensão normal (a BTN diz respeito essencialmente aos consumos domésticos) irão sofrer a 1 de Janeiro uma actualização de 2,8%, a qual corresponderá a um aumento médio de 1,21 euros por mês numa factura de 46,5 euros, que corresponde ao perfil da maioria dos consumidores residenciais.
 
Já os clientes abrangidos pela tarifa social, para os quais a ERSE considera um gasto médio mensal de 23,5 euros, sofrerão um aumento do encargo mensal de 0,23 euros, estima o regulador.
 
Para esta actualização tarifária contribuíram vários factores. O aumento dos custos de produção de electricidade, a redução do consumo, a recuperação de custos adiados no passado, a quebra do preço de mercado das licenças de emissão de CO2 e o aumento dos custos da produção do regime especial influenciaram os cálculos do regulador, pressionando a subida dos custos do sistema eléctrico.
 
Por outro lado, houve alguns factores de sentido inverso, que impedem que o aumento em Janeiro seja mais alto. Entre eles estão as metas de eficiência aplicadas às actividades reguladas, a diminuição da taxa de remuneração dos activos regulados e as várias medidas anunciadas pelo Governo para reduzir custos no sistema eléctrico, algumas das quais já com efeitos em 2014.
 
As tarifas que a ERSE agora publica aplicam-se aos clientes que ainda não migraram para o mercado liberalizado e que, por isso, ainda pagam tarifas transitórias (reguladas), as quais são passíveis de actualização a cada três meses. No entanto, os cerca de 2 milhões de clientes que já passaram para o mercado livre também deverão ser afectados por este aumento de 2,8%, uma vez que a generalidade dos comercializadores indexa os seus preços às tarifas reguladas, mediante a aplicação de um desconto sobre estas últimas.
 
Os clientes com tarifa social, pelo contrário, não estão sujeitos a actualizações trimestrais dos preços da energia eléctrica.

Zel

  • Visitante
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #214 em: 2013-12-13 22:42:08 »
nos proximos 6 anos vamos ver um aumento real de 30% na energia, mais uma prenda do socrates

hermes

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2839
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #215 em: 2013-12-13 23:21:26 »
nos proximos 6 anos vamos ver um aumento real de 30% na energia, mais uma prenda do socrates

O que não deixa de ter sido um bom negócio para o Sócrates, pois quase ninguém consegue estabelecer o nexo de causalidade e por isso ainda vai ser presidente de república.
« Última modificação: 2013-12-13 23:22:08 por hermes »
"Everyone knows where we have been. Let's see where we are going." – Another

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15967
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #216 em: 2013-12-30 13:40:33 »
consumo do computador 6,05 kw dia, que dá 0,85€ por dia e 25€ por mês.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #217 em: 2013-12-30 14:47:18 »
consumo do computador 6,05 kw dia, que dá 0,85€ por dia e 25€ por mês.

Isso é bastante.
Não é normal tanto consumo, a não ser que esteja sempre ligado, incluindo monitor e sem opções de power-saving activas.
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

Gugu

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 823
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #218 em: 2013-12-31 12:09:41 »
Um amigo meu, tem uma casa alugada a ucranianos.
Os gajos atrasaram o contador; o tipo das contagens descobriu a máfia; resultado 6K a pagar à EDP.
A estrutura politica, a ideologia dominante, faz tudo o possível para manter a população o mais pobre possível e favorecer o mais possível pequenas (e por vezes não tão pequenas) castas.
 Incognitus

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15967
    • Ver Perfil
Re:Vamos tentar pagar menos pela luz
« Responder #219 em: 2014-01-02 11:17:40 »
consumo do computador 6,05 kw dia, que dá 0,85€ por dia e 25€ por mês.

Isso é bastante.
Não é normal tanto consumo, a não ser que esteja sempre ligado, incluindo monitor e sem opções de power-saving activas.
Tens razão fiz mal as contas. Isto porque só o arranque do computador representa, pelo menos, 2 kw.
Mantendo o computador ligado o consumo diário é de 4 kw. Assim o consumo mensal será de 17,14€ caso se mantenha o computador ligado 24h/dia.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu