Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Carteira de timing de mercado de longo prazo para a bolsa portuguesa  (Lida 3822 vezes)

Joao-D

  • Visitante
O meu objetivo é tentar responder da melhor forma possível ao que o mercado está a fazer no longo prazo e agir em conformidade (estou a falar de uma disciplina de seguir a tendência) com ações e com o ETF alavancado 2x PP2 ComStage ETF PSI 20 Leverage (Exchange Traded Fund/ índice) e o ETF BX4 LYXOR ETF CAC 40 Daily Double Short da bolsa francesa para compensar a inexistência de um ETF short para a bolsa portuguesa, e obviamente ganhar dinheiro com isso.

Uma alternativa viável e com menor risco é a utilização do ETF PPP ComStage ETF PSI 20 (Exchange Traded Fund/ índice).
Uma alternativa viável e com maior risco é a utilização de CFDs (Contratos por diferenças).

Algumas notas sobre a carteira: A primeira e a mais importante nota é que todas as ordens (abertura/ fecho/ ordens de stop loss) são comunicadas no fórum antes de serem executadas – e não depois.

A segunda nota e a segunda nota mais importante é que todas as ordens são executadas ao preço de fecho (último preço disponível), exceto no caso de ordens de stop loss.

Estas duas notas tornam possível replicar as ordens e verificar mais tarde. Um método semelhante é usado para monitorizar os serviços baseados em assinatura pelo Timer Digest.

A terceira nota é que vou colocar a data de inicio de 12 de Fevereiro e, em princípio, vou ter a carteira até 31 de Dezembro. Este é o plano, mas pode mudar.

A quarta nota é que tenho esta carteira em outros fóruns de Portugal ao mesmo tempo.

A quinta e última nota é que vocês também podem sugerir ações que considerem uma boa oportunidade ou ações que estão a subir muito e de uma forma consistente.

Para entrar em contato comigo via email joao.jprd@gmail.com
« Última modificação: 2014-03-08 11:19:50 por João-D »

Joao-D

  • Visitante
Em poucos dias, vou fazer algumas análises e vou escrever o que penso sobre a direção que o mercado vai seguir, e depois vou começar a negociar.
« Última modificação: 2014-03-08 11:21:26 por João-D »

Joao-D

  • Visitante
Algumas notas da carteira modelo:

O valor inicial é de 25 000 EUR.
O custo de corretagem de uma ordem é de 5 EUR.


Algumas notas sobre os investimentos a realizar nas carteiras:

Os investimentos de médio prazo são pensados para ter um horizonte temporal de duas semanas a três meses, e os investimentos de longo prazo são pensados para ter um horizonte temporal de três meses a um ano.

De um modo geral, os investimentos de longo prazo vão ter um horizonte temporal mais longo do que os investimentos de médio prazo, mas por vezes os investimentos vão coincidir nas duas carteiras com quantidades diferentes. Vou arriscar mais na carteira de timing de mercado de médio prazo do que na carteira de timing de mercado de longo prazo.

Por exemplo, a carteira de timing de mercado de médio prazo vai ter mais exposição a posições curtas do que a carteira de timing de mercado de longo prazo.

Joao-D

  • Visitante
Quando olho para os gráficos, começo a partir do maior período de tempo: mensal (outras vezes começo com anual) e, em seguida, trabalho o meu caminho para trás, semanal e diário, a fim de chegar a uma decisão por consenso.

A probabilidade de um bom lucro é maior quando a minha percepção nos diferentes períodos coincide, e coincide também com o consenso de indicadores técnicos diários que uso.

No momento, ainda não cheguei a um consenso para tomar uma decisão.

A minha percepção é que o mercado está a chegar a um ponto de viragem, que será seguido por uma fase descendente que poderá durar meses, mas ainda não há confirmação do consenso de indicadores técnicos diários que uso.

Joao-D

  • Visitante
O meu objetivo com esta carteira em termos de resultado final é de ganhar mais de 10% até ao fim do ano.
Isso vai depender das minhas operações em bolsa (que controlo), mas também, e muito especialmente, da evolução futura do mercado (que não controlo).

Como escrevi no meu post, vou arriscar mais na carteira de timing de mercado de médio prazo do que na carteira de timing de mercado de longo prazo.

Joao-D

  • Visitante
A seguir, está uma ideia de negócio para longo prazo (pensada para ter um horizonte temporal de três meses a um ano) e o gráfico anotado:
« Última modificação: 2014-04-07 15:50:28 por João-D »

Joao-D

  • Visitante
A seguir, está o gráfico mensal do PSI 20: 

Joao-D

  • Visitante
A seguir está a carteira:

Joao-D

  • Visitante
A seguir, está a carteira:

Joao-D

  • Visitante
Só para lembrar:
Todas as ordens (abertura/ fecho/ ordens de stop loss) são comunicadas no fórum antes de serem executadas – e não depois.
Todas as ordens são executadas ao preço de fecho (último preço disponível), exceto no caso de ordens de stop loss.


1 Compra:

Joao-D

  • Visitante
A seguir, está a carteira:

Joao-D

  • Visitante
A seguir, está o gráfico anotado de longo prazo (mensal) de BX4:

Joao-D

  • Visitante
A seguir, está a carteira:

climber

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 63
    • Ver Perfil
João-D,  o custo de 5€/ordem é independente do tamanho da ordem?


Joao-D

  • Visitante
João-D,  o custo de 5€/ordem é independente do tamanho da ordem?

Sim. Na corretora GoBulling para mercado Euronext, ou seja, nas Bolsas de Lisboa, Paris, Amesterdão e Bélgica, o custo é fixo. São 5,00 por ordem, tanto nas Acções como nos ETF’s e independentemente do montante transaccionado.

Joao-D

  • Visitante
A seguir, está a carteira e o gráfico semanal:

Joao-D

  • Visitante
A seguir, está a ordem de stop loss:

Mancha

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 507
    • Ver Perfil
Aproveito este tópico para perguntar se alguém conhece um ETF que faça exactamente o contrario do BX4 e duplique a subida, não estou a encontrar,
Obrigado
A possibilidade de realizar um sonho é o que torna a vida interessante.

Joao-D

  • Visitante
Aproveito este tópico para perguntar se alguém conhece um ETF que faça exactamente o contrario do BX4 e duplique a subida, não estou a encontrar,
Obrigado


LYXOR/SGAM ETF LEVERAGED CAC 40 (L40:FP)
http://www.bloomberg.com/quote/L40:FP


PS:
A posição de BX4 foi encerrada com prejuízo de 2,65% no dia 29 de Abril. A ordem de stop loss foi colocada a 14,06, tal como escrevi em cima, e encerrada a 13,98.
As duas carteiras de longo prazo estão sem posições abertas e em modo de espera por um período de tempo indeterminado. Daqui a uns dias quando atualizar as carteiras escrevo mais sobre isso.
« Última modificação: 2014-06-11 17:20:48 por João-D »

Mancha

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 507
    • Ver Perfil
Aproveito este tópico para perguntar se alguém conhece um ETF que faça exactamente o contrario do BX4 e duplique a subida, não estou a encontrar,
Obrigado


LYXOR/SGAM ETF LEVERAGED CAC 40 (L40:FP)
http://www.bloomberg.com/quote/L40:FP


PS:
A posição do BX4 foi encerrada com prejuízo de 2,65% no dia 29 de Abril. O stop estava a 14,06 e foi encerrada 13,98.
As carteiras de longo prazo estão sem posições abertas e em modo de espera por um período de tempo indeterminado. Daqui a uns dias quando atualizar as carteiras escrevo mais sobre isso.


Obrigado João, por acaso ontem comprei uma quantia elevada de BX4 e está a correr bem mas foi a pensar apenas no dia de hoje antes do fecho logo vejo o que vou fazer.
A possibilidade de realizar um sonho é o que torna a vida interessante.