Segundo é minha melhor informação, a Dif tem expulsado clientes que perdem dinheiro consistentemente e sem explicação. A razão é que esses clientes vão acabar por estourar e quando tal acontecer, vão ser uns Nogud... Quando tudo corre bem, optimo. Se corre mal há que encontrar culpados, mesmo se somos nós a fazer os negócios. Para além de que esses clientes não dão grande rentabilidade, pois duram pouco.
Estás a falar de gestão de carteiras ou de clientes individuais ?
Clientes individuais... gestores, com exceção dessa estrategia do Ulisses, desconheço estouros. Claro que a Dif não pode expulsar os clientes, até porque questões contratuais... mas pode dizer-lhes para irem dar uma volta e pedir-lhes explicações (algo que os clientes não gostam e acabam por ir embora).
O que sei que já aconteceu foi clientes terem uma perda grande e a Dif ligar ao cliente a perguntar o que se passou... Então tenta ver qual o problema/erro que levou a que tal acontecesse e dizer ao cliente que investir dessa forma tem riscos assim e assado... O cliente repete e a Dif torna a ligar, mas ai menos pedagogica pergunta se é intenção do cliente perder a conta toda, pois a continuar assim é o destino. Ao terceiro contacto nesse sentido, os clientes não gostam e acabam por mudar... em ultima analise obriga-se assinar um documento - termo de responsabilidade... Penso que é isso que já foi feito e acho que devia continuar a ser.
Nota: Falo de um cliente levar num dia um estouro de 50% ou mais... não um cliente que em 4 anos perde isso... pois ai é há muitas variaveis (nomeadamente de mercado) que podem justificar tal performance.