É oficial no sentido de serem reportados pela Agência Europeia do Ambiente (mais oficial e rigoroso que isto é impossível). Claro que são estimativas, com base em estudos da WHO (lá está mais oficial e rigoroso também é impossível). Sendo estimativas, podem falhar naturalmente. Mas são corroboradas por estudos locais (por exemplo, há uns anos participei num Estudo financiado pela Gulbenkian, em que concluímos que com 95% de probabilidade, se verificou uma relação causa-efeito entre picos de poluição por PM10 e um aumento significativo admissões hospitalares de crianças nas urgências Hospital da Estefâna devido a doenças respiratórias, 3 dias depois).
No meu trabalho académico (inclusive a minha tese de mestrado e os papers peer-reviewed em que colaborei), estas fontes e referências são as mais importantes, em conjunto com outros papers peer-reviewed publicados pelos autores mais relevantes.
Claro, pois a poluição tem efeitos graves sobre a saúde e é perfeitamente plausível que mata (até em quantidade).
Mas os 400,000 não deixam de ser puxados de um chapéu sem estarem validados. Aliás, mesmo colocando por hipótese serem 400,000, esse número teria que estar em queda.
E mais, a poluição por particulas PM2.5 ainda por cima viria em grande medida de emissões via combustíveis ex-transportes... e além do mais os 400,000 (a serem verdade, mas o número é duvidoso -- pode ser muito mais ou muito menos, facilmente) seriam com base em todos os poluentes e não só as PM2.5 (idem para PM10) ... repara bem o que acontece aqui, os transportes representam uma fracção das PM2.5, e as PM2.5 são uma fracção dos poluentes (embora um dos mais perigosos). Resultado, em última análise não seria improvável que os FAP afectassem a variação de uns 4,000 ou menos (entenda-se, provocassem a variação desse número, não o número) dos 400,000 (a acreditar neles) ...
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Dito isto o objectivo de tornar as emissões mais limpas é louvável.
E até nem se percebe porque é que a política fiscal Europeia favorece os veículos diesel, por exemplo em larga medida criando o problema que aqui estamos a debater.