1.º - Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.
2.º - Não usar o Santo Nome de Deus em vão.
3.º - Santificar os Domingos e festas de guarda.
4.º - Honrar pai e mãe.
5.º - Não matar
6.º - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
7.º - Não furtar
8.º - Não levantar falsos testemunhos
9.º - Guardar castidade nos pensamentos e desejos.
10.º- Não cobiçar as coisas alheias.
Que na forma completa é:
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo.
O 10° mandamento trata as mulheres como coisas, pois na altura era propriedade do homem, tal como o escravo e escrava. Assim como admitia a escravidão.
Os 10 mandamentos eram um género de lei e a isto que vimos chama-se occasio legis [circunstâncias sociais ou políticas e económicas em que a lei foi elaborada] e que deve por isso ser levada em conta permitindo a atualização da lei. Um exemplo disso é a presunção de paternidade, a Lei que exista até à muito pouco tempo sobre isso deixou de fazer sentido desde que surgiram testes de ADN.
Ou seja, a mentalidade muda face às mudanças sociais, políticas e económicas. De certeza que era admissível mentir aos nazis para salvar vidas dos judeus ou as próprias.
Já mentiras que são justificadas, outras que menos jurídicas mas que podem ser toleradas, depois já outras injustificadas e que não podem ser toleradas (com má fé e dolo) e outras que são simplismente estúpidas e gratuitas que só prejudicam quem as dizem. Estás fazem-me lembrar o ensaio sobre a estupidez do italiano dramaturgo Carlo Cipolla:
Já agora fui eu que fiz este gráfico e escrevi o artigo da Wikipédia há muitos anos.
Mas na minha opinião ainda falta a raiz quadrada de estúpido e o estúpido ao quadrado que é o equivalente a um mentiroso que só se prejudica a ele sem prejudicar terceiros (mentira gratuita mas inócua) e o mentiroso que se prejudica a ele e ainda beneficia a quem conta a mentira na altura em que é apanhado a mentira (mentira gratuita e inócua em relação a terceiros mas que se descoberta rebaixa o mentiroso em relação a terceiros sendo esse rebaixamento uma vantagem para terceiros nas relações sociais).