Terra cobiçada por muitos povos.
Dos Cananeus à ocupação Anglo-Francesa na 1ª Grande Guerra Mundial, passando por hebreus, filisteus, assírios, babilônios, egípcios, macedônios, gregos, romanos, bizantinos, turcos seldjúcidas, cavaleiros cruzados, mongóis, mamelucos, árabes muçulmanos até os atuais conflitos, pelo menos 15 povos ocuparam aquela terra. São milênios de conflitos e guerras pela posse daquele território.
Por ser um importante corredor que liga a África ao resto do Oriente Médio, geopoliticamente o território da Terra Santa é muito importante. Talvez seja esse um dos motivos de tantos povos lutarem por ela.
Terra Santa está vazia de peregrinos, mas cheia de esperança
É muito curioso ver também na Bíblia e nas outras tradições, islâmica e cristã, outras maneiras de compreender o que significa habitar e possuir uma terra prometida. Olhemos, por exemplo, para Abraão e para os patriarcas. Abraão e os patriarcas chegam à Terra Santa, chegam à Terra prometida por Deus. São eles que recebem a promessa de Deus de que vão estar naquela Terra. Não chegam e começam a criar problemas com os habitantes que lá existiam. Negoceiam a sua presença. Falam com os outros, compram terrenos, encontram maneiras de viver com os outros, e esta é uma forma diferente [de ver a questão]. É uma voz diferente de compreender a coabitação.
Estou a falar da Bíblia e aqui, concretamente do povo judeu, mas isso é verdade também para os muçulmanos e para os cristãos.
Se olharmos para os cristãos, as cruzadas foram uma forma de compreender a posse da terra, onde se dizia: "na Terra Santa, só pode estar o povo cristão, todos os que são infiéis têm de desaparecer”.
Os Evangelhos também são texto que nasce no seio do povo de Israel. As pessoas, às vezes, ficam um bocadinho escandalizadas com esta afirmação muito básica, que é uma afirmação histórica: "Jesus era um judeu do seu tempo". Quer Jesus, quer os próprios primeiros discípulos tiveram que refletir bastante sobre a relação entre Israel e as suas tradições e o seu Deus, e a terra concreta de Israel, por uma razão muito simples.
Naquela altura, os romanos destruíram o templo e, logo a seguir, expulsaram os judeus da sua terra. O Imperador Adriano em 135 proibiu os judeus de entrarem em Jerusalém. Creio que o Novo Testamento também reflete um bocadinho sobre o que significa estar presente na terra: no fundo, [é] continuar a acreditar no Deus do Antigo Testamento que se revela também em Jesus Cristo, como Deus Trindade, quando se perdeu o templo e a terra.