Eu comentava na linha daquilo que o Kin dizia; um pico de procura e não de oferta. Estes fuel-cell podem ser mais uma machadada aos motores de combustão interna.
Qual será o tipo de veículo que irá reinar no futuro, eu sinceramente não consigo prever.
Realmente um plug-in que carregue as baterias em casa e tenha um depósito de H como extensor de autonomia seria engraçado. Se é exequível o mesmo motor eléctrico ser alimentado por uma bateria e uma fuel-cell não faço a mínima ideia. Em relação ao espaço que tal parafernália ocuparia no carro, custos, etc...
A tecnologia muda rápido (até fico parvo com a evolução das coisas, é realmente fantástico!) e as vezes aparecem tecnologias que mudam o "jogo". Quem diria a 20 anos atrás que teríamos motores de combustão interna com rendimento de 42% (nova família de motores Ingenium da Jaguar). Por isso as coisas tornam-se difíceis de prever.
Ainda à pouco tempo falava-se no Li como factor limitante nas baterias. Hoje já se fala menos nisso. Não sei se perdeu a importância ou se realmente é um assunto que foi contornado. Ou se apenas "passou de moda" e continua a ser um factor possivelmente limitante.
Agora fala-se na questão de elementos como o disprósio (Dy), neodímio (Nd), tório (Th), como possíveis factores limitantes. Num documentário que vi, dizia-se que um gerador eólico de 5 MW necessitava de 200 kg de Dy e 800 kg de Nd para a sua construção.
Já se procuram formas de contornar esse possível factor limitativo. Pode ser um factor importante para a questão da mobilidade eléctrica.
Evoluções no rendimento da fuel-cell também podem ser decisivas. Por exemplo no carro da Honda falavam em 60% de melhoria na célula. Não sei se é marketing ou se é realidade. Mas se os pesos pesados pegam nisto a sério a coisa é capaz de ter uma evolução engraçada!
Tudo isto para dizer que não quis ter a pretensão de saber quem sairá vencedor desta disputa, até porque sou um nabo na matéria .... apenas gosto de carros e vou seguindo as notícias
Apenas achei engraçado o lançamento de tantos fuel-cell no mesmo salão automóvel e que tal pode ser relevante.