A única forma de uma marca preservar o seu nicho de mercado é apostar em valor acrescentado que não possa ser copiado.
Se o produto que vende pode ser produzido pela concorrência a preço mais baixo então deixou de ser exclusiva e tem de entrar na guerra se quiser manter o seu mercado.
Se de facto tiver argumentos que justifiquem um preço mais alto, os consumidores premiarão essa mais-valia. Poderá não vender as quantidades que gostaria, mas manterá mesmo assim um grupo de seguidores que estarão dispostos a pagar a diferença.
Se não fosse a concorrência, ainda teriamos como blusão o "Kispo" em lugar das diversas marcas que há agora por aí.
Para além do mais, num país como Portugal em que o poder de compra é como sabemos, o consumidor necessita de soluções que o seu orçamento possa pagar.
Se em lugar de um café melhor, leia-se Nespresso, resolver o seu problema a metade do preço é normal que o faça, assim como em lugar dum VW resolver o seu problema de locomoção com um Dacia, por que não?
Haverá no entanto sempre pessoas com poder de compra para pagar a qualidade ou o status que usar certas marcas lhes confere.