Um vinho de 3 euros pode ser decente mas so para quem nao sabe o que é vinho. Nao me levem a mal (mesmo!) mas achei piada á frase de tres euros ja tem de ser vinho decente. Agora se um vinho de tres euros for gostoso na boca de uma pessoa e custar tres euros, ja eh outra conversa. Um truque para tirar isso a limpo é beber um vinho de 100 ou 200 euros. Depois beber alguns de 15-40 euros, e percebe-se logo o que é um vinho de 3 euros.
Nao ha milagres, a qualidade paga-se, os custos de producao estao la e a tres euros, nem para cozinhar, para desinfectar o cano do lava-loiça, talvez.
O negocio dos vinhos como dito acima está saturado mas ainda ha oportunidades( muito poucas diga-se) e a implementacao convem partir ja com contactos muito bem establecidos na area ou por via de fusao ou aquisicao, o que logo á partida envolve altos montantes, ate porque o pessoal do vinho pensa que o vinho é ouro. Ms nao é, ha marcas em portugal que existem ha 300 anos, ainda com grandes producoes e completamente falidas. Os custos de producao sao altos.
Ter vinhas ja nao compensa. O que algumas empresas estao a fazer é comprar a uva, alugar o espaço ou instalacoes e fazer um vinho. Ou adquirir instalacoes para o produzir, mas nao é facil, nada. De raíz, leva anos a dar frutos e as probabilidades sao baixas, porque, o mercado esta saturado.
O volume em vendas ou consegue-se por vinho de vinho charuto para grandes superficies e vender em quantidade, o que tambem nao é facil, nada facil.., ou apostar na qualidade e ir pela via da exportacao.
Onde ainda acredito haver oportunidades é na producao de algo fora de vinho, ou vinhos modificados, fusion, aguardentes, vodkas etc. ha um exemplo de sucesso em portugal, comecou devagar e hoje está grande, o Antonio Cuco com o gin Sharish, e esta a lançar-se nas vodkas.
Em new york existem tres distilarias que ganharam alto mercado, uma delas em especial, na zona de Brooklyn.
Em negocios gastos e populados, o edge é inovar e em termos de alcool ainda ha muito para criar. O resto é uma boa garrafa, design, eventos e imagem de marca. Nao deixa de haver um alto investimento, crescer organicamente neste momento nao é facil