Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Portugal falido  (Lida 3507647 vezes)

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5286
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16860 em: 2018-12-22 23:05:35 »
Há 3 maneiras de ver se os ordenados duma classe da FP são justos ou não:
-comparações internacionais (tendo obviamente em conta o PIB per capita, por exemplo o PIB per capita português é metade do inglês e do alemão e 40% do americano);
-preço de mercado (ganham mais ou menos no privado);
-ordenado relativo com outros FP (tendo em conta a diferenciação)

Eu diria que os professores estão nitidamente favorecidos.
Oa administrativos estão favorecidos.
Os juízes provavelmente estão favorecidos.
Nos enfermeiros não é tão claro.
Eletricistas e afins provavelmente estão prejudicados.
Médicos e informáticos estarão claramente prejudicados.
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

SrSniper

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2013
  • Lose your opinion, not your money
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16861 em: 2018-12-23 00:41:00 »
E os militares?
Qual é a ideia?

jeab

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 9270
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16862 em: 2018-12-23 11:38:18 »
Verdades nuas e cruas.
Vou transcrever todo o artigo e o destaque é meu do que penso ser as Verdades nuas e cruas.

Desculpe estragar a festa, mas o Natal não existe



O Papa Gregório XIII, no século XVI, com a criação do calendário gregoriano, fez o resto. A partir daí, o nascimento de Cristo (de que ninguém sabe a data exata) começa a ser celebrado pelos cristãos.

Há uma ideia generalizada de que o Natal é a comemoração do nascimento de Jesus. Desculpe estragar a festa, mas Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro nem há 2018 anos atrás. Então vejamos.

No tempo do Império Romano, havia uma festa dedicada a Saturno (deus grego Cronos/tempo e da agricultura), denominada de Saturnalia, marcando o solstício de inverno. Era uma data muito importante para os povos agrícolas, como o caso dos romanos. Uma festa popular, para agradar os deuses e pedir que o inverno fosse brando e o Sol retornasse ressuscitado, no início da Primavera, o renascimento da vida. O culto solar era celebrado nos dias 24 e 25 de Dezembro, data de nascimento da divindade. Era um período de suspensão do trabalho, de visitar parentes e amigos, de ser generoso, solidário, de oferecer prendas. Isso lembra o Natal, não?

No século IV, o politeísta imperador Constantino converte-se, oficializa o Cristianismo e nasce, assim, a Igreja Católica. Absorveu e ressignificou práticas pagãs diversas; neste caso, o festejo pagão da Saturnalia, transformando-o numa celebração cristã. O Papa Gregório XIII, no século XVI, com a criação do calendário gregoriano, fez o resto. A partir daí, o nascimento de Cristo (que não nasceu no dia 25 e ninguém sabe a data exata) começa a ser celebrado pelos cristãos.

Portanto, o Natal não existe, pelo menos não da forma como a maioria imagina – o nascimento do menino Jesus.

Em que se transformou, hoje, esta antiga data pagã?

Uma cultura do consumo. Capturada pelo comércio, a data é para vender coisas, na sua grande maioria supérfluas. Uma agressiva propaganda na televisão, jornais, revistas, na internet, provoca uma azáfama, planos, listas de compras, centros-comerciais lotados, lojas abarrotadas de gente, ávidas para comprar. As crianças de hoje, exageradamente mimadas, exigem e obtêm, um sem número de prendas. Às vezes, são tantas que não conseguem abri-las todas ou valorizam mais as embalagens do que os próprios brinquedos.

É a época dos políticos e governos, maioritariamente corruptos, que passam o ano a roubar e a esbanjar os impostos e, nesta data, mandam belas mensagens e participam em jantares junto com os pobres, com os sem abrigo, miseráveis estes que os próprios políticos e agentes do governo criaram (ou ajudaram a criar) ao desviar o dinheiro que poderia garantir a comida e o bem-estar deles o ano todo. É lógico que esta ‘solidariedade’ natalina dos políticos deve ser sempre acompanhada por uma ampla cobertura da imprensa.

É a época das pessoas famosas, do jet-set, atores/atrizes, jogadores de futebol, que passam o ano a ganhar milhões e a sonegar impostos (prejudicando os contribuintes e os mais pobres), aparecerem na TV em programas ‘beneficentes’ para dar a entender que são solidários. Ficam sempre bem vistos perante a sociedade.

As autarquias gastam imenso dinheiro com enfeites de Natal e deixam os desabrigados a dormir na rua. Por exemplo, Lisboa gasta todos os anos mais de um milhão de euros, quantia que dava para abrigar/proteger, tirar da rua, definitivamente, todos os moradores de rua da cidade.

Todos, decisores políticos ou não, deviam assistir o emocionante filme Cardboard Boxer (2016) para ter uma ideia da vida miserável destes excluídos da sociedade. Mas há outros marcantes filmes do género: deixem para lá o já cansativo Sozinho em Casa (1990), que repete todos os anos, e assistam The Saint of Fort Washington (1993), Accidental Friendship (2008), The Soloist (2009), Time Out of Mind (2014), alguns baseados em dramáticos factos reais e todos expondo, de maneira super realista, a extrema dureza da vida de uma pessoa sem um lar para chamar de seu e sem um Shelter (2014), um endereço fixo, para mandar uma carta ao Pai Natal.

O que podemos fazer então para celebrar o Natal? Simples: é ser (genuinamente) solidário com os mais necessitados e, seguindo os verdadeiros ensinamentos de Cristo, respeitar e amar uns aos outros. E, se pensarmos bem, por que é que temos de esperar pelo Natal para fazermos isso? Ah, e o mais importante de tudo: não precisamos de dizer a toda a gente e postar no Facebook as fotos da generosidade. Não se esqueçam da lição de Antoine Saint Exupéry, no Principezinho: “o essencial é invisível aos olhos”.

Professor de Sociologia, Universidade da Beira Interior

https://observador.pt/opiniao/desculpe-estragar-a-festa-mas-o-natal-nao-existe/?fbclid=IwAR384CePwvmzNt549_5VcHL0lQnfOBVkt5G8tj9hKkJWrtmiyOLxNY08VXs

O Socialismo acaba quando se acaba o dinheiro - Winston Churchill

Toda a vida política portuguesa pós 25 de Abril/74 está monopolizada pelos partidos políticos, liderados por carreiristas ambiciosos, medíocres e de integridade duvidosa.
Daí provém a mediocridade nacional!
O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!

vifer

  • Visitante
Re: Portugal falido
« Responder #16863 em: 2018-12-24 14:34:04 »
Aquilo que tu "conheces por dentro o problema" é o mesmo que outros te dirão porque também "conhecem por dentro o problema". Todos eles têm razões que os outros desconhecem.

È verdade mas,
Há os "outros" que refilam e sao atendidos e outros que refilam e sao ignorados.

O ponto é mesmo esse! Quanto às greves sao resultado de uma pessima gestao de Recursos Humanos elaborada pelos diversos governos que nos tem (des)governado.
Greves sao greves, nao há greves "mansas".

No privado passa-se o mesmo. Já toda a gente ouviu falar da greve do "braço caído", por isso é tao importante o departamento de RH, com olhar atento sobre as ditas injustiças!
Aqui bem perto onde vivo está em processo de insolvencia uma empresa que chegou a ter 600 pessoas, uma referencia nacional no seu sector e vai fechar por varias razoes, e uma delas é essa mesmo, má gestao dos RH.
« Última modificação: 2018-12-24 14:35:30 por vifer »

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5286
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16864 em: 2018-12-24 15:47:11 »
E os militares?
Qual é a ideia?


É voz corrente que temos demasiadas patentes elevadas para pequenas forças armadas. Não temos esquadras para os nossos almirantes, nem fragatas para os capitães-de fragatas. Nem sequer temos fragatas suficientes para os almirantes.
É óbvio que demasiados sobem na hierarquia.

Quanto aos salários para cada posto, não tinho ideia clara. Numa pesquisa rápida, diria que os portugueses ganham metade ou mais do que os ingleses. Portanto não parecem estar mal:
http://www.armedforces.co.uk/armypayscales.php#.XCD6O1z7TIU
Comparativamente aos americanos, tb me parecem receber um valor bastante bom (Portugal tem um PIB per capita de cerca de 40% dos USA):
https://www.federalpay.org/military/army/ranks
Para ser equilibrado, um brigadeiro português teria de começar por ganhar ganhar uns 2,5K por mês (ganha 4K) e teria que ter tantos homens sob o seu comando do que o americano (tem muito menos).
E o ordenado base de um capitão deveria ser pouco mais de 1200 euros (ganha muito mais).
http://www.apracas.pt/home/menu/abonos/Tabela_Remuneratoria_Militares_2010.pdf
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

vifer

  • Visitante
Re: Portugal falido
« Responder #16865 em: 2018-12-25 21:06:30 »
Militares?

Um país de generais sentados



Citar
«WikiLeaks Portugal: Expresso revela negócios ruinosos na Defesa» [Expresso]

«Nas mensagens enviadas a Washington, o embaixador passa a imagem de um país de “generais sentados”, dizendo que o Ministério da Defesa não é capaz de tomar decisões e que “os militares têm uma cultura de status quo, em que as posições-chave são ocupadas por carreiristas que evitam entrar em controvérsias”. O embaixador sublinha ainda que o dinheiro na Defesa é gasto de forma imprudente e que Portugal tem mais almirantes e generais por soldado do que quase todas as outras forças armadas» [Público]

SrSniper

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2013
  • Lose your opinion, not your money
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16866 em: 2018-12-25 21:29:09 »
Essa do ganha muito mais é quanto? Estás a falar de valorea brutos ou líquidos? Um capitão leva para casa uns 1400 euros mes ( são esses 200 euros o muito mais) os valores americanos e inglês líquido quanto é? E espanha, França, Itália, julgo que são paises onde se pode comparar melhor devido a serem europeus.

Kin2010

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3989
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16867 em: 2018-12-25 22:08:49 »
Militares?

Um país de generais sentados



Citar
«WikiLeaks Portugal: Expresso revela negócios ruinosos na Defesa» [Expresso]

«Nas mensagens enviadas a Washington, o embaixador passa a imagem de um país de “generais sentados”, dizendo que o Ministério da Defesa não é capaz de tomar decisões e que “os militares têm uma cultura de status quo, em que as posições-chave são ocupadas por carreiristas que evitam entrar em controvérsias”. O embaixador sublinha ainda que o dinheiro na Defesa é gasto de forma imprudente e que Portugal tem mais almirantes e generais por soldado do que quase todas as outras forças armadas» [Público]

Mais oficiais que soldados.

Este padrão é exactamente o descrito no livro Tintim e o Ídolo Roubado para o país do General Alcazar e do General Tapioca!!!

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5286
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16868 em: 2018-12-25 22:12:12 »
Essa do ganha muito mais é quanto? Estás a falar de valorea brutos ou líquidos? Um capitão leva para casa uns 1400 euros mes ( são esses 200 euros o muito mais) os valores americanos e inglês líquido quanto é? E espanha, França, Itália, julgo que são paises onde se pode comparar melhor devido a serem europeus.

Eu falo em valores brutos (incluindo o SCM).
Eu fiz uma pesquisa rápida devido à tua pergunta e encontrei o UK e os EUA. Se quiseres ver outros países da Europa penso que conseguirás encontrar. Numa pesquiza rápida, encontrei dados da França e da Suiça e, tendo em conta a diferença de PIB per capita, são piores do que os portugueses nas patentes mais altas. A Suiça tem um PIB per capita quase 4x superior ao português!

https://www.paysa.com/salaries/french-army
Suiça:
Career Officers, after having completed all the training and education (Bachelors degree at the Military Academy at the ETH Zurich), 22 CHF 133'106
The highest (here) Career Officers wage bracket is 31, CHF 211'059
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

SrSniper

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2013
  • Lose your opinion, not your money
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16869 em: 2018-12-25 22:24:30 »
Vou pesquisar e colocar aqui :)! O comparativo que referes é % pib per capita certo?

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5286
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16870 em: 2018-12-25 22:35:31 »
Penso que é a comparação mais justa.
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 14195
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16871 em: 2018-12-25 22:57:34 »
tem mais generais que soldados porque são poucos paises   ainda estão safos disto,serviço militar obrigatario ( e que não serve para nada porque portugal esta num canto europa sem problemas)

os franceses ja meteram serviço militar obrigatario tambem...

e e para mulheres tambem,  parabens por essa grande conquista as femenistas...!

https://www.publico.pt/2017/03/03/mundo/noticia/suecia-reintroduz-servico-militar-obrigatorio-1763897
« Última modificação: 2018-12-25 23:16:27 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

O problema dos comunistas, de tão supostamente empenhados que estão em ajudar as pessoas, é que deixam de acreditar que elas realmente existem.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16872 em: 2018-12-28 16:59:34 »
esta semana meti gasolina 95 em Espanha.
1.209
ainda tive 8 centimos de desconto um cartão que me emprestaram.
ficou em 1.129

segundo me disseram a diferença nas botijas de gas é de 25€ cá para 15€ lá (isto não consegui confirmar, foi mais "conversa de café" sem detalhes).

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16873 em: 2018-12-29 22:41:12 »
Acabei de ter meia hora de assistência remota aos meus pais porque os animais da informática que gerem o portal da saúde lembraram-se que os utentes têm de ter passwords fortes (seja lá o que isso for - dá a impressão que são mais do que 8 caracteres, com maiusculas, minúsculas e números).

Quando se tenta aceder com a password antiga diz:
Citar
Para sua segurança, a Área do Cidadão exige agora o uso de palavra-passe forte. Use preferencialmente métodos de autenticação forte, como Cartão de Cidadão e PIN, ou a Chave Móvel Digital.
Isto deve ser para rir. O meu pai ainda tem BI e cartões antigos. Quais chaves digitais, PIN e o car*.

Mais abaixo diz:
Citar
Credenciais inválidas.
Por favor verifique se os dados que introduziu estão corretos
Um gajo tenta a password antiga as vezes que quiser e nunca sai dali.

Solução: fazer "esqueceu-se da password" e seguir o processo todo como se não soubesse a password, meter nomes completos e datas de nascimento, receber o email de reset, definir nova password (forte) e finalmente completar a alteração. Uma eternidade para pessoas como o meu pai. Duas vezes com a da minha mãe.

O melhor é que a minha password também tinha o mesmo problema. Defini a nova, o sistema aceitou a nova e quando tentei entrar voltou a dar-me o mesmo erro. Aparentemente devo ter falhado uma das regras (ou as maiúsculas ou os números, não reparei). Tive de voltar a "recuperar password" e fazer a segunda vez. Ou seja, o sistema aceita passwords "fracas" e depois dá erro de que a password tem de ser forte. É para rir.

Se querem passwords fortes ou o raio que os partam, o normal, em qualquer sitio, é pedir para actualizar a password na primeira vez que se fizer o login. Não é dar erro de credenciais e esperar que a pessoa adivinhe que tem de contornar o processo com "esqueceu-se da password".

Epá, vão-se f* todos. A incompetência desta gente, paga por todos nós, devia ter um limite. Não servem para mexer nem num ZX Spectrum.
« Última modificação: 2018-12-29 22:42:43 por Automek »

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15967
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16874 em: 2018-12-30 00:37:49 »
Tenho visto que vários sites têm pedido passes com maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

Messiah

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2631
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16875 em: 2018-12-30 16:15:44 »
Tenho visto que vários sites têm pedido passes com maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

Ja ha quase 3 anos que uso Password Manager e e um sossego. Tenho 300 passwords totais e sao todas diferentes e aleatorias e caracteres especiais. Ainda mais importante hoje em dia quando as vezes existe hack de bases de dados de algumas corporacoes onde sacam o teu e-mail e password daquele servico, e depois se tiveres password iguais/semelhantes noutros servicos importantes fica-se altamente comrpometido.

SrSniper

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2013
  • Lose your opinion, not your money
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16876 em: 2018-12-30 17:20:28 »
E não podem simplesmente hackear o password manager e sacarem todas as passwords?

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16877 em: 2018-12-30 21:07:26 »
Empréstimos a universitários deviam ter começado no início do ano lectivo mas só agora é que estão em vigor.

Onde ?
Apenas no BCP, por agora. Só em Janeiro é que a CGD terá o produto.

Porquê ?
Dificuldades na negociação com os bancos.

Posto isto, alguém sabe para que serve a CGD, esse indispensável banco público sorvedouro de aumentos de capital ?
https://www.rtp.pt/noticias/economia/estudantes-universitarios-podem-pedir-emprestimo-com-garantia-do-estado_v1120067


Blaster

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1649
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16878 em: 2018-12-30 22:15:35 »
Como é a garantia do estado? Se o estudante não pagar o estado paga? Alguma consequência para o estudante?
Na economia tudo se compra.
A Good Year.

Vimeiro

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 484
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16879 em: 2018-12-30 22:51:54 »
E não podem simplesmente hackear o password manager e sacarem todas as passwords?

estava a pensar exactamente nisto.