Diferenças entre edições de "Taxa de juro"

Da Thinkfn

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /home1/thinkfnw/public_html/wiki/includes/diff/DairikiDiff.php on line 390
(Taxas directoras ou de referência)
(Taxas directoras ou de referência)
Linha 10: Linha 10:
  
 
==Taxas directoras ou de referência==
 
==Taxas directoras ou de referência==
As taxas de juro têm vastas implicações na economia e são sobretudo utilizadas no combate à inflacção. Neste combate, os bancos centrais utilizam as denominadas '''taxas de juro directoras''' ou '''taxas de referência''' ('''''reference rates'''''). Ao determinar o nível destas taxas influenciam, indirectamente, o conjunto das taxas de juro praticadas na economia. Esta, actualmente, é a face mais usual da chamada [[política monetária]]. Nos Estados Unidos as taxas directoras são estabelecidas pelo [[FED]] (''Federal Reserve'', ou Reserva Federal). Na Europa, nos países da zona euro, são estabelecidas pelo [[BCE]] (Banco Central Europeu). Fora destas zonas, são estabelecidas pelo banco central de cada país.
+
As taxas de juro têm vastas implicações na economia e são sobretudo utilizadas no combate à inflacção. Neste combate, os bancos centrais utilizam as denominadas [[taxas de juro directoras]] ou taxas de referência (''reference rates''). Ao determinar o nível destas taxas os bancos centrais influenciam, indirectamente, o conjunto das taxas de juro praticadas na economia.
 
+
As taxas directoras diferem das [[taxas de juro activas]] e das [[taxas de juro passivas]] utilizadas pelos bancos. Estes cobram uma diferença para a taxa directora, basicamente condicionada ao risco que têm em emprestar dinheiro, sendo também influenciadas por impostos, seguros e outras taxas.
+
 
+
Subindo a taxa de referência o banco central faz com que os bancos subam as taxas de juro activas, o que faz retrair o consumo e o investimento, porque é mais caro financiar a aquisição de bens. Esta diminuição na procura causa que, ao fim de algum tempo, a inflacção desça o que contribui para um crescimento sustentado da economia a longo prazo. De forma inversa, a redução das taxas de juro provoca um aumento do consumo, já que se torna mais fácil financiar a aquisição de bens. Se uma economia não está preparada para esse aumento de procura, gera-se uma escassez de bens que provoca um aumento de preços e, portanto, cresce a inflacção.
+
 
+
As taxas de juro directoras são vulgarmente referidas nos meios de comunicação social e outros como o '''preço do dinheiro''', porque representam o custo dos financiamentos de capital. Mas, estritamente falando, a taxa de juro é na verdade o '''preço do crédito''', isto é o preço pelo qual se empresta o dinheiro, e não o preço do dinheiro em si. O preço do dinheiro são os bens e serviços que se trocam por ele.
+
  
 
==Depósitos==
 
==Depósitos==

Revisão das 16h33min de 5 de novembro de 2007

Testes.png
Artigo em criação
Este artigo está a ser criado e poderá ser sujeito a revisões, alterações e correções substanciais. Por favor volte mais tarde.

A taxa de juro de um empréstimo é o montante do juro expresso como percentagem do capital, para uma determinada unidade de tempo. Por exemplo, um financiamento de 1.000 Euros com duração de um ano e uma taxa de juro de 10% ao ano, paga 100 Euros de juro. Um financiamento semelhante mas com duração de dois anos, em vez de um, paga 200 Euros de juro na totalidade. Outro financiamento semelhante mas com a duração de seis meses, em vez de um ano, paga 50 Euros de juro.

O termo "Taxa de juro" refere-se, normalmente, à taxa remuneratória dos depósitos bancários ou devida por empréstimos. É normalmente representada na forma percentual, por exemplo 2%, mas quando usada em fórmulas matemáticas é expressa na forma unitária, como uma fracção de uma unidade, por exemplo 0,02.



Taxas directoras ou de referência

As taxas de juro têm vastas implicações na economia e são sobretudo utilizadas no combate à inflacção. Neste combate, os bancos centrais utilizam as denominadas taxas de juro directoras ou taxas de referência (reference rates). Ao determinar o nível destas taxas os bancos centrais influenciam, indirectamente, o conjunto das taxas de juro praticadas na economia.

Depósitos

Uma taxa de juro é:

  • Anual quando representa a taxa para um período de um ano, independentemente da duração do depósito.
  • Nominal, quando é uma taxa de juro simples
  • Efectiva, quando é uma taxa de juro composto
  • Bruta, quando inclui impostos (que serão sempre retirados)
  • Líquida quando os exclui
  • Real, quando, além de excluir impostos e outros encargos, exclui também a inflação.


Taxa anual efectiva bruta

A taxa anual nominal bruta ou TANB (nominal annual rate) é

Taxa anual nominal bruta

A taxa anual nominal bruta ou TANB (nominal annual rate) é a taxa de juro passiva que os bancos normalmente anunciam para os depósitos a prazo, e reflecte a taxa de juro que será recebida no período total de um ano, antes de impostos.

Taxa anual efectiva líquida

Taxa anual nominal líquida

Taxa de juro real

A confusão das taxas

O seguinte exemplo ilustra a totalidade das taxas de juro que podem ser anunciadas e calculadas em relação a um depósito a prazo com juros pagos trimestralmente. Assume-se que é feita uma retenção na fonte a título de IRS de 20%, e que a inflacção média durante o período do depósito é de 2%.

Taxa Designação (pt) Designação (en) %
TAEB Taxa anual efectiva bruta Effective annual rate 4,06
TANB Taxa anual nominal bruta Nominal annual rate 4,00
TAEL Taxa anual efectiva líquida Net effective annual rate 3,24
TANL Taxa anual nominal líquida Net nominal annual rate 3,20
Taxa de juro real Real interest rate 1,20